domingo, 17 de fevereiro de 2013

Síntese comentada do capítulo 4 - Manual do Conforto Térmico

Síntese do capítulo 4, Controle da Radiação Solar

Em lugares quentes, como Salvador, durante a elaboração de um projeto, devemos evitar que a radiação solar incida diretamente a edificação e penetre excessivamente nos ambientes, previnindo o ganho demasiado de calor. Para protejermos nossa edificação do sol, devemos estudar a Geometria da Insolação. Para entendermos a geometria solar, precisamos nos familirizar com os seguintes termos :

  • Esfera Celeste - Superfície imaginária, onde os astros são representados por suas projeções.

  • Zênite e Nadir - Se traçarmos uma linha que passa pelo observador e é perpendicular ao seu plano do horizonte, ela encontrará a esfera celeste em dois pontos: o que se situa acima do observador é denominado Zênite (Z) e aquele abaixo, Nadir (Z2).
  • Pólos Celestes - Traçando-se pelo observador uma linha paralela à que une os pólos terrestres, obtêm-se, na intersecção com a esfera celeste, os pólos celestes.
      •  
    • Altura e Azimute - Para um observador em uma dada latitude da Terra, a posição de um corpo celeste em relação ao seu plano do horizonte pode ser perfeitamente determinada a partir de dois ângulos: a altura e o azimute.

                     

    Fig. 01

    Altura e Azimute de um corpo celeste

    •  Trajetória aparente do sol - para um determinado observador na Terra, o movimento aparente do Sol é descrito como uma série sucessiva de circunferência na esfera celeste, paralelas ao equador celeste, com inclinações sobre o plano do horizonte variando em função da latitude deste observador.

    • Cartas Solares - Para determinar o ângulo de incidência do Sol sobre uma superfície específica, utilizam-se as cartas solares. que consistem na representação gráfica das trajetórias aparentes do Sol, projetadas no plano do horizonte do observador, para cada latitude específica
    . Existem vários métodos de projeção cartográfica que podem ser utilizados para representação das trajetórias aparentes do Sol, dentre os quais destacam o ortográfico, o eqüidistante e o estereográfico.




    Fig. 04

    Carta Solar para latitude de 24° Sul.

    A partir das cartas solares podemos tirar várias informações úteis, sendo a mais imediata o periodo de insolação de determinada localização. A partir dessa análise, podemos calcular se haverá nessecidade ou não, de dispositivos de proteção solar, e aonde iremos posiciona-los.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário