domingo, 17 de fevereiro de 2013

Brises e Cobogós



Nem sempre podemos usar a iluminação natural ao nosso favor. Uma solução para controlar a incidência solar é a utilização de brises ou persianas. Brise-Soleil é um recurso utilizado como "quebra-sol", que diminui a intensidade da radiação solar. Eles são instalados de acordo com o ângulo de incidência dos raios solares.


As persianas também são uma solução para a redução do calor gerado pela incidência da luz natural. Muitos dos antigos apartamentos construídos em cidades quentes, como o Rio de Janeiro vinham com um acessório em suas janelas, a persiana externa, também conhecida como persiana Copacabana. Elas são instaladas no exterior da janela, refletindo a luz e os raios infravermelhos incidentes. Reduzem cerca de 15% dos raios solares.


Nas últimas décadas, as construtoras diminuíram as instalações de persianas externas e brises, pois elas encarecem a obra. Depois da casa habitada, quem paga a energia elétrica é o comprador e este, normalmente, é mais sensível e informado sobre as economias do presente do que aquelas produzidas ao longo dos anos.


Uma solução mais econômica que os brises são os cobogós, já que estes são podem ser feitos de cimento e permitem a ventilação graças as suas aberturas. Eles impedem a incidência direta da luz solar, não impedem a circulação de ar e são esteticamente bonitos, possuem diferentes aberturas, cores e podem ser feitos também de argila, vidro e cerâmica.


       
Figura 1– Cobogós na Faculdade de Arquitetura da UFBA.
 

                          

Figura 2– Brises no projeto de uma casa.

 
Por Tainá Carvalho e Isadora Alencar

Nenhum comentário:

Postar um comentário