quinta-feira, 7 de março de 2013

O Oscar da arquitetura vai para...

 

Em meio a tantos prédios enormes, parece difícil escolher o mais bonito, mas a empresa alemã Emporis, que faz o registro de todos, conseguiu escolher os dez melhores de 2012. Os eleitos têm de sobra inovação tecnológica, design e, é claro, altura.
A lista mais recente considerou 220 novos edifícios finalizados em 2011 e deu o prêmio a um projeto do renomado arquiteto Frank Gehry, em Nova York, por sua fachada de aço ondulado. O segundo e o terceiro lugar, no entanto, ficaram com emirados árabes, famosos pelas construções impressionantes: Kuwait e Abu Dhabi. Quem mais se destacou foi a China, único país com duas colocações, no quarto e no décimo lugar. Confira a lista completa:

New York by Gehry, EUA
New York by Gehry, EUA (Fotos: Divulgação)
 
1. New York by Gehry, Estados Unidos – O grande prêmio do ano foi para o conceituado arquiteto canadense Frank Gehry. Para os juízes, os 10.500 painéis de aço inoxidável, cada um com uma forma diferente, deixaram “o céu de Nova York ainda mais impressionante”. Gehry é ganhador do prêmio Pritzker e ficou conhecido mundialmente por misturar arquitetura e arte. O prédio é residencial e tem 76 andares e 265 metros.

Al Hamra Tower, Kuwait
2. Al Hamra Tower, Kuwait – Driblar o calor do deserto foi o principal desafio para o escritório de arquitetura Skidmore, Owings and Merrill. No arranha-céu da Cidade do Kuwait foram usadas paredes de concreto e pedra, que deixam o interior naturalmente mais fresco. O incrível prédio de 412 metros e 80 andares tem vista para a cidade e para o deserto.

Etihad Towers, Abu Dhabi
3. Etihad Towers, Abu Dhabi – Mais que um arranha-céu, o terceiro lugar foi para um complexo de 5 torres, com área total de 490 mil metros quadrados. Os prédios têm formato de velas, uma homenagem à história de Abu Dhabi como região portuária. Três construções são residenciais, uma é comercial e uma funciona como hotel. A maior delas tem 79 andares.

KK100, China
4. KK100, China – A cidade de Shenzhen ganhou arranha-céu de 441 metros, o maior do local e também o mais alto já feito por uma construtora inglesa, a Terry Farrell and Partners. O prédio tem 100 andares ocupados por um shopping, escritórios e hotel. O formato foi inspirado em uma fonte, que representa riqueza e prosperidade.

Victoria Tower, Suécia
5. Victoria Tower, Suécia – O único arranha-céu da Europa na lista fica em Estocolmo. Projetado pelo escritório de arquitetura sueco Wingardh, a fachada foi feita com painéis triangulares de vidro de diferentes cores, que dão aspecto irregular. São 117 metros e 34 andares, ocupados por um hotel e escritórios.

Great American Tower, Estados Unidos
6. Great American Tower, Estados Unidos – O arranha-céu tem uma estrutura no topo que foi inspirada em uma tiara usada pela princesa Diana. O prédio fica em Cincinnati e foi feito pelo escritório de arquitetura Hellmuth, Obata e Kassabaum. São 202 metros e 41 andares.

F&F Tower, Panamá
7. F&F Tower, Panamá – O design em espiral espelhado chamou a atenção dos juízes. O prédio comercial na Cidade do Panamá foi projetado pelo arquiteto Pinzón Lozano. São 242 metros e 52 andares, sendo que os 13 primeiros funcionam como estacionamento.

Northeast Asia Trade Tower, Coreia do Sul
8. Northeast Asia Trade Tower, Coreia do Sul – O prédio mais alto do país fica em Incheon, na região metropolitana da capital Seul. São 308 metros e 68 andares, que funcionam como hotel e apartamentos residenciais. Projeto do escritório de arquitetura Kohn Pederson Fox.

Reflections at Keppel Bay, Singapura
9. Reflections at Keppel Bay, Singapura – O arquiteto polonês Daniel Libeskin projetou um complexo com seis arranha-céus e onze prédios menores. No total, são 1.129 apartamentos residenciais. O maior deles fica na cobertura mais alta e tem 13.300 metros quadrados, distribuídos em três andares.

Tianjin Global Financial Center, China
10. Tianjin Global Financial Center, China – A cidade de Tianjin ganhou o maior prédio do mundo com estrutura somente de aço. São 336 metros e 72 andares com finalidade comercial. A fachada de vidro faz homenagem à tradicional arte com papel chinesa. Projeto do escritório de arquitetura americano Skidmore, Owings and Merrill.

Nenhum comentário:

Postar um comentário